FINRA Lembra Corretoras de Obrigações de Vendas Práticas Relacionadas com o Capital Protegido.
A Autoridade Regulatória da Indústria Financeira (FINRA) lembrou recentemente os membros das corretoras das suas obrigações ao recomendar e vender notas de capitais protegido (“PPNs”). PPNs foram comercializados para os pequenos investidores como combinar a segurança de títulos, mas com o potencial de crescimento, que geralmente não é fornecido por títulos. Mas estes produtos são realmente complexos, instrumentos financeiros estruturados, que muitas vezes não oferecem segurança como as corretoras representadas.
FINRA emitiu o Aviso aos Membros 09-73 (“NTM 09-73 “). Tais notificações sobre a regulamentação serve, entre outras coisas, para lembrar as corretoras das regras da FINRA quanto à recomendação e venda de valores mobiliários. Em NTM 09-73, entre outras coisas , FINRA lembrou as corretoras que: (1) eles são obrigados a estar totalmente familiarizados com as características e os riscos de PPNs, (2), eles são obrigados a educar e treinar seus corretor de ações sobre as características e os riscos ligados à PPNs antes que deixem seus corretores recomendarem os investimentos, e (3) que não estão autorizados a exagerar o nível de segurança associados com as notas de capitais protegidas. Aliás, 09-73 NTM foi emitido apenas duas semanas depois de um painel de arbitragem da FINRA conceder a um investidor US $200.000 dólares, encontrando que a corretora UBS inadequadamente vendeu suas notas arriscadas de capitais protegidas de Lehman Brothers.
Esta não foi a primeira vez que FINRA f/k/a Associação Nacional de Corretoras de Valores Mobiliários (“NASD”) sentiu a necessidade de lembrar os seus membros das suas obrigações quando a venda de produtos estruturados. Em 2005, o NASD emitiu Aviso aos Membros 05-59. Este aviso afirmava: “Como resultado de uma revisão recente dos membros que vendem produtos estruturados, o pessoal da NASD está preocupado que os membros não estejem cumprindo com suas obrigações de vendas prática quando vendem seus produtos estruturados, especialmente para clientes de varejo.