Notas de Capitais Protegidas normalmente combinam uma obrigação de cupom zero com opção ou produto derivado entre outras cujo pagamento está vinculado a um activo subjacente, como uma tabela de acções ou índices. Estes produtos de investimento de supostamente permitir que investidores participem de forma segura com ganhos de uma tabela ou índices, ou um derivativo, garantindo o retorno de pelo menos uma parte do capital dos investidores no vencimento da nota. PPNs vendidos a investidores de varejo têm frequentemente nomes que causam segurança, que incluem algumas variantes como “proteção de capital”, “garantia de capital”, “retorno absoluto”, “rendimento mínimo” ou termos similares. Mas eles não são risco zero, e muitas vezes não proporcionam o nível de segurança que os investidores são levados a acreditar. Os consultores financeiros que venderam notas de capitais protegidas, muitas vezes não divulgaram os principais termos e condições do PPNs aos clientes, incluindo os verdadeiros riscos desses investimentos.
Na maioria dos casos, a principal garantia só se aplica às notas que são mantidas até o vencimento. Resumindo, não obstante os vários títulos otimistas dada a estes produtos complexos, muitas notas de capitais protegidas não fornecem proteção absoluta ao capital. Muitos investidores perderam todo o dinheiro que investiram nestes produtos depois de terem sido assegurados de que os investimentos previam um retorno “garantido do capital”.
Os produtos estruturados como notas de capitais protegidas, muitas vezes são vendidos e não comprados. Em outras palavras, poucos investidores contatam corretoras e expressamente solicitam PPNs . Parte da razão para isto é que os produtos estruturados, muitas vezes têm marcas muito grandes e comissões relativas a outros produtos de renda fixa. As marcas ou comissões sobre os produtos estruturados podem ser de duas a cinco vezes maiores do que uma obrigação conservadora. Como resultado, muitos corretor de ações venderam esses investimentos não porque eles estavam no melhor interesse do cliente, mas sim porque os investimentos proporcionaram uma maior compensação.